RÁDIO RENATO RUSSO

Pra você vc,s feliz 2012

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que aqui se faz, aqui se paga?


Texto Bíblico: II Samuel 12: 1-11
“1 E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9 Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11 Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.”

Introdução

Num destes dias, eu reví uma pessoa que há uns 15 anos atrás tinha muito dinheiro, adquirido em alguns negócios (eu não posso julgar) “nebulosos”, “suspeitos”. Uma pessoa assim, cheia de artimanhas, lisa, e 15 anos depois, eu o encontro, literalmente quebrado, na lona. Uma outra pessoa, que outrora havia se envolvido em um adultério. O lar se estilhaçou; acabou com a famíia. Dez anos depois de casado de novo, com a outra pessoa que ele tinha adulterado, numa conversa, a pessoa abriu o coração dizendo:
- “Meu primeiro casamento se desfez; eu entrei nessa nova aventura, só para viver um inferno…”
Eu poderia citar caso após caso como os descritos acima.
A pergunta que eu gostaria de fazer é : “O que aqui se faz, aqui se paga?”. Com certeza, essa expressão não é bíblica.
Essa expressão: “O que aqui se faz, aqui se paga”, é muito mais originária da doutrina espírita. É muito mais própria da linguagem de quem crê na “lei do Karma”. Entretanto, nós precisamos ser cautelosos, porquanto, essa frase não esteja “ipsis literis” nas páginas da bíblia, há uma lei nas sagradas letras que ninguém pode fugir…
Encontra-se em Gálatas 6: 7-8.
” 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”

Esta lei é inexorável; imexível; inarredável! “O que o homem plantar, certamente, ele vai colher!”

Narração

Davi foi rei em Israel. No tempo em que os reis sairam para a guerra, ele ficou o palácio. E assim, ele estava plantando. Desejou a mulher do seu mais fiel comandante; coabitou com ela; mandou matar seu marido, o general Urias. Pensou que seu plano estaria certo. Mas Deus enviou o profeta Natã, e ele foi confrontado com o seu pecado. Davi havia colocado engrenagens em movimento na sua vida.

Argumentação

Algumas lições práticas para o seu coração:

1º “Nunca faça nada na sua vida que você não esteja disposto a arcar com as consequêcias de suas atitudes”.

2º “Quanto mais extensos e quanto mais profundos forem os nossos atos, mais extensas e mais profundas serão as consequências deles”. Maldade gera mais maldade; ódio gera mais ódio; rancor gera mais rancor.

Oséias 8:7

“7 Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.”

3º A implicação dos nossos atos, alcançam várias pessoas, mas, principalmente, aquelas que estão mais próximas de nós.
Os nossos atos abençoam ou prejudicam aqueles que estiverarm mais perto de nós. (Davi acabou com a estrutura familiar…Seus filhos se tornaram rebeldes e a sua casa se tornou uma guerra.)

4º As consequências dos nossos atos, são muitas vezes aquilo que já fizemos e que voltam para nós mesmos”.
O que você tem semeado? A Bíblia Sagrada nos ensina: “Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias ele vai voltar para você”. ( Ecl. 11:1)
Jogue amor! Semeie amor! Lance perdão.

Conclusão

Não existe nada melhor para nós do que praticarmos atos de amor e justiça, de perdão e de paz.
Certamente, os seus frutos serão mais doces e as consequências serão muito abençoadas. Vamos semear para a glória de Deus e colhermos os frutos benéficos da nossa semeadura, pela graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário